Localizador de visitas

Map

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

DILMA ROUSSEFF E OS PROFESSORES

O discurso de posse feito no Congresso Nacional foi recheado de recados claros para vários setores do governo e da sociedade. Chamou-me a atenção a fala sobre os professores; "professoras, professores, vocês são a autoridade em sala de aula".
Interpreto como uma fala num momento especial, onde a autoridade dos professores vem sendo posta à prova em muitas escolas de todos os níveis e sistemas. A falta de respeito impera! Outras constelações, como a familiar, muitas vezes não respeita o professor, assim como os que promovem mudanças na educação esquecem-se de consultar os professores. A fala de Dilma Russef é um recado para dentro e para fora do governo.
Para dentro, indicando a necessidade urgente de se respeitar o professor, o que significa, na minha interpretação, criar melhores condições de trabalho, reconhecer o papel social dos educadores, oferecer-lhes formação continuada e melhorar seus salários; para fora do governo o recado vai direto aos próprios professores porque a autoridade só será mantida se houver compromisso profissional, se a formação continuada for buscada sempre que oferecida e se as professoras e professores melhorarem a competência e todos os seus respectivos pilares. Creio que esta fala é pertinente e veio num momento histórico muito especial para a sociedade brasileira.